Saiba como a decoração do seu consultório odontológico pode ajudar na retenção de pacientes

7 minutos para ler

A decoração do consultório odontológico é um fator que merece atenção dos profissionais. Um ambiente agradável e bem decorado contribui para a retenção de pacientes, além de transmitir uma sensação de bem-estar e segurança.

Nesse sentido, o projeto do seu consultório deve levar em consideração a harmonia de cores e iluminação, além da utilização de elementos da identidade visual da sua marca. Você deve focar em ações que façam com que o paciente se sinta bem, desde a sala de espera até a de atendimento do dentista.

Para ajudar a colocar em prática um projeto de decoração compatível com suas atividades, desenvolvemos este artigo especial com dicas práticas que vão desde o uso de mobília, até ideias para paredes, pisos e recepção. Acompanhe!

Invista nas paredes e pisos

A primeira dica e o ponto de partida da decoração do seu consultório odontológico está nas paredes e pisos. Eles são a base da estrutura do seu projeto de decoração.

Assim, para as paredes a dica é mesclar duas cores, preferencialmente claras, que transmitem mais tranquilidade. Se você quer usar cores fortes, dê preferência para o seu uso em móveis ou em objetos de decoração, como quadros e vasos.

O uso das cores que compõem a identidade visual da sua marca são excelentes pontos de partida para a decoração das paredes, já que elas trazem uma sensação de harmonia entre o espaço físico e a marca do negócio.

Nos pisos, é importante priorizar o uso de tons claros, principalmente se o ambiente for pequeno. Pisos na cor cinza também são uma ótima opção, já que não ficam sujos com facilidade e também dão uma sensação de amplitude para o ambiente.

Fique atento ao uso das cores

É importante ficar atento ao uso das cores, especialmente nas paredes e pisos. O uso de cores quentes como o vermelho, por exemplo, não são indicadas, pois acabam gerando uma sensação de agitação nos pacientes.

Dessa forma, o azul e verde são as cores mais recomendadas, já que são tons que trazem tranquilidade e combinam bem com diversos estilos de decoração.

Como já mencionamos, se você não abre mão das cores quentes, dê preferência para o seu uso em objetos menores, como flores, quadros e vasos.

Fique atento à iluminação

Com os aspectos sobre parede e piso bem definidos, é chegado o momento de pensar na iluminação. Esse é outro ponto crucial na decoração de um consultório, desde a recepção até a sala de atendimento.

Se for possível, o ideal é sempre aproveitar a luz natural. Caso não seja possível, você deve priorizar opções que não partam para o extremo: nem muito claras, nem muito escuras. Os pontos de iluminação devem ser trabalhados para oferecer equilíbrio, principalmente na recepção.

Na sala de atendimento, é preciso considerar fatores atrelados ao atendimento de qualidade, por isso, uma iluminação mais clara está totalmente liberada, já que a sala deve ser funcional e facilitar o trabalho do dentista.

Escolha móveis compatíveis com o ambiente

Para deixar o ambiente mais agradável, o uso de móveis pode ser o ponto chave. A madeira é um elemento que traz uma sensação de bem-estar e se contrapõe às cores mais claras das paredes e dos pisos.

Lembre-se de considerar fatores como tamanho e mobilidade, o espaço não deve ser apertado e os móveis devem ter alguma função naquele ambiente.

A regra das cores também deve ser considerada no uso da mobília, ou seja, cores quentes não são as mais indicadas.

Além disso, se a clínica tiver uma recepção muito pequena, a dica é investir em espelhos. Quando colocados estrategicamente, eles trazem a sensação de amplitude do espaço.

Opte pelo conforto na sala de espera

A sala de espera deve ser um lugar agradável para o paciente. É muito comum acontecer atraso em consultas,  isso faz com que os pacientes tenham que esperar por mais tempo.

Tornar essa espera uma experiência mais agradável pode contribuir para um atendimento de qualidade e para a satisfação do seu paciente. Confira a seguir algumas dicas que podem ajudar no planejamento da sala de espera do seu consultório.

Tenha um espaço especial para as crianças

Se a sua clínica atende crianças, ter um espaço dedicado a elas é imprescindível. O chamado “espaço kids” pode ter brinquedos, livros, revistas e outras distrações para que a criança aguarde o atendimento entretida.

Já, se a sua clínica não oferecer atendimento odontopediátrico, mas tiver um número considerável de pacientes com filhos, também é interessante investir em uma área para eles.

Mesmo com pouco espaço, é possível montar um local adequado para que as crianças fiquem confortáveis e se sintam à vontade.

Invista no marketing sensorial

Outra dica para agregar conforto na sala de espera é por meio do uso de uma estratégia conhecida como marketing sensorial. Ele é uma ferramenta muito utilizada para criar um elo emocional entre marcas e clientes.

Sabe aquele perfume que te faz lembrar determinada empresa? O marketing sensorial é isso.

Hoje, os pacientes não procuram apenas um bom atendimento e um preço justo. Eles também escolhem um profissional pela tranquilidade, confiança e bom atendimento.

A ferramenta de marketing sensorial na recepção é uma boa estratégia para construir essas sensações no paciente. Aromas têm o poder de estimular emocionalmente as pessoas e podem ajudar a construir a relação com o seu paciente.

Encomende uma fragrância exclusiva com empresas especializadas ou simplesmente perfume o recinto com algum aromatizante de ambiente. Só fique atento e tome cuidado para não utilizar cheiros muito fortes. Recomenda-se sempre fragrâncias suaves.

Disponibilize internet para os pacientes

As pessoas estão conectadas o tempo inteiro, essa é a realidade na qual vivemos. Por isso, fornecer um sinal de wi-fi para os pacientes é uma estratégia indicada, pois melhora a experiência do paciente enquanto ele aguarda pelo atendimento.

A dica é que você disponibilize os dados de login e senha em um local de fácil acesso, assim o paciente não precisa interromper a recepcionista para solicitar essas informações.

Como você pode ver, algumas ações específicas e estratégias de decoração podem ajudar a criar um espaço mais agradável para os seus pacientes. Lembre-se de que além delas, manter o ambiente organizado e limpo são duas regras essenciais para trazer tranquilidade para eles.

Colocando essas sugestões em prática, você vai melhorar a relação com os seus pacientes e certamente observará um aumento na retenção e fidelização de clientes.

Gostou deste artigo sobre decoração do consultório odontológico? Então compartilhe o post nas redes sociais e ajude outros profissionais a conhecer estas dicas.

Posts relacionados

Deixe uma resposta