nome para consultório odontológico nome para consultório odontológico

8 dicas para criar o nome do seu consultório odontológico

6 minutos para ler

Quando você opta por abrir uma clínica odontológica, há uma tarefa que parece simples no primeiro momento, mas costuma ser mais complexa do que o esperado: escolher nomes de consultórios odontológicos. Assim, criatividade e conexão com o negócio são os elementos principais para criar algo tão importante para a marca.

O nome vai compor a identidade visual, diferenciar o consultório da concorrência e aproximá-lo do seu paciente. Ter um nome que o referencie auxilia na construção da personalidade do seu negócio, o que pode gerar mais visibilidade e atrair mais pessoas.

Além disso, o nome também revela os valores e a qualidade do seu consultório, e pode fazer com que você se destaque no mercado atuante. Devido a essa importância, a criação desse nome deve ser feito de forma minuciosa e estratégica.

Neste post, vamos dar 8 dicas de como você pode escolher os melhores nomes de consultórios odontológicos. Confira!

1. Faça um brainstorm

Uma boa técnica para pensar em possíveis nomes é o brainstorm. De forma simples, consiste em uma reunião feita com diversas pessoas que são relacionadas com o consultório ou não, para jogar conceitos na mesa. É nessa fase em que todas as ideias são anotadas, sem prejulgamentos.

O ideal é anotar toda e qualquer opinião, das mais estranhas até as mais geniais, e não criticar e julgar nenhuma possibilidade. Afinal, uma ideia pode incentivar outra até chegar em um denominador comum.

Assim, uma boa dica é fazer isso com mais pessoas. Se o seu consultório não tem um sócio, peça ajuda para familiares ou amigos. Depois que todas as ideias forem anotadas, faça um filtro e selecione as melhores. Uma boa reunião de brainstorm resulta em uma diversidade de conceitos e ideias que poderão ser pesquisadas e analisadas.

2. Realize uma pesquisa de mercado

Depois de escolher algumas alternativas para o nome do consultório, você precisa fazer uma pesquisa de mercado. Logo, é muito comum se deparar com outras companhias que tiveram a mesma ideia.

Por isso, durante a fase de pesquisa é necessário saber quais são os nomes mais utilizados na sua área de atuação. Observe qual é o padrão seguido e decida se você quer ou não segui-lo.

Após isso, procure saber também os nomes de todos os concorrentes diretos para que você não corra o risco de escolher algo parecido. Com isso, você garante que o seu consultório seja único desde o princípio.

3. Aposte na simplicidade

Os nomes curtos e as siglas são vistos com bons olhos pelo público, pois são fáceis de pronunciar e memorizar. No caso das siglas, uma boa dica é colocar as iniciais dos sócios ou serviços.

Ademais, o nome não precisa dizer tudo. No caso médico, o nome dificilmente aparece sozinho, já que ele vem sempre acompanhado de textos ou imagens auxiliares que reforçam as especialidades e os serviços. Assim, adote essa ideia para o seu consultório odontológico também.

4. Pense na comunicação

Pensar em nomes de consultórios odontológicos visando o futuro da comunicação é fundamental. Por isso, é importante ficar atento aos seguintes pontos:

  • estrangeirismos: caso deseje escolher um nome estrangeiro, fique atento à facilidade na pronúncia e na escrita. Caso contrário, o nome perde a eficácia e pode cair no esquecimento;
  • facilidade na Internet: o Marketing Médico Digital é um dos ativos principais do seu consultório. Assim, é muito importante que o nome seja pensado para esse meio;
  • pronúncia: a pronúncia é um dos pontos fundamentais que deve ser levado em conta. O recomendado é ficar atento aos nomes que sejam fáceis de pronunciar, que não soem de forma estranha e que correspondam à grafia correta;
  • modismos: gírias e nomes da moda tem, na maior parte das vezes, prazo de validade. Logo, um nome que pode ter sido algo oportuno na hora da criação, pode perder o sentido no futuro.

5. Tenha paciência

Um bom processo de criação de nomes pode demandar tentativas frustradas, pesquisa e tempo. Algumas empresas podem demorar até 4 semanas para conseguir elaborar um bom trabalho, de forma a entregar algo embasado e de acordo com as necessidades de sua clínica. Por isso, vá com calma e não fique esperando por resultados imediatos. Um bom nome pode surgir após muito estudo e pesquisa sobre o mercado e a empresa.

6. Aposte na originalidade

Copiar nomes já existentes no mercado é considerado plágio. Além disso, colocar um nome parecido com outro consultório odontológico pode ser considerado falta de criatividade, e isso pode ter um peso negativo para qualquer marca. Portanto, aposte na originalidade ao criar algo com a cara da sua empresa.

7. Contrate um profissional

Criar nomes de consultórios odontológicos não é uma tarefa fácil. Por isso, contratar um profissional habilitado ou uma empresa com expertise no assunto é uma maneira segura de encontrar uma nomenclatura que converse bem com o público-alco.

Esses especialistas já apresentam todas as técnicas e estudos prévios, estão bastante acostumados com o processo criativo e poderão entregar um trabalho bastante coeso e embasado.

Isso pode evitar problemas, além de dar um tom profissional para o seu consultório. Ademais, ter a ajuda de um profissional de design ou comunicação é muito importante para o que virá depois do nome.

Assim, se você pretende que o material de divulgação, cartão de visitas, logotipo e site sejam bem executados, o ideal é contratar alguém especializado para essas atividades.

8. Tenha várias opções

Quando você finalmente chegar na linha final da escolha, o ideal é que você tenha diversas opções em mente. Essa é a hora de tomar a sua decisão. No entanto, não foque apenas em uma opção. Todas as possibilidades escolhidas precisam passar pelo crivo de um advogado para que ele verifique se poderá ou não ser registradas.

Caso a opção que você escolheu seja vetada, é importante ter outras alternativas em mente e prontas para serem utilizadas.

Como vimos, não é tarefa fácil escolher os nomes de consultórios odontológicos. Por isso, o ideal é recorrer ao brainstorm, fazer uma pesquisa de mercado e apostar na simplicidade e em nomes curtos. No entanto, caso você esteja com dificuldade, contrate um profissional que poderá fazer um bom trabalho na escolha do nome.

Gostou deste post sobre como escolher nomes de consultórios odontológicos? Tem alguma dúvida? Quais das dicas acima você já utilizou? Deixe um comentário em nosso post e conte para gente!

Posts relacionados

Deixe uma resposta