Mercado de odontologia no Brasil: confira dados do cenário atual

6 minutos para ler

O mercado de odontologia é sólido e um dos que mais se destacam no Brasil. Apesar de ser algo positivo, é sempre importante avaliar esse cenário de diferentes pontos de vista. Um setor concorrido, com muitos profissionais, também significa maior exigência. Para ser o melhor profissional, é preciso oferecer um diferencial.

Novas tecnologias e técnicas também têm impacto direto no crescimento do setor. Se manter atualizado é importante, especialmente no que diz respeito à odontologia estética. Ela gera novas abordagens e áreas de especialização ampla, importantes de serem conhecidas.

Neste post você entenderá o mercado de odontologia no Brasil. Conheça os dados, o que há de novo e saiba como se manter relevante como profissional.

Os dados que merecem destaque

No Brasil, o mercado odontológico é altamente disputado, o que demanda a melhora contínua e a busca por serviços de destaque. São mais de 300 mil profissionais registrados nos CROs, o que representa 20% de todos os dentistas no mundo. Um número tão impactante reforça como há concorrência nessa profissão.

Esses novos profissionais surgem a cada momento, vindos cheios de conhecimento e disposição após a formação. Nos últimos 3 anos, o crescimento do mercado odontológico foi impactante, com um aumento que superou os 300%, segundo a Sociedade Brasileira de Odontologia.

A origem desse impacto tem nome: a odontologia estética. Apesar de ser apenas uma vertente, ela tem grande relevância, uma vez que há o apelo social. Nem sempre o paciente está pronto para entender suas necessidades de saúde, já que busca apenas o sorriso dos sonhos.

A busca pelo dentista aumentou

O mercado aquecido e em franco crescimento também pode ser explicado pela melhora dos hábitos dos brasileiros. Independentemente de motivações estéticas ou relacionadas ao bem-estar, a população tem ido mais ao dentista.

O Conselho Federal de Odontologia (CFO) apontou, em pesquisa, que 9 a cada 10 brasileiros consideram que ir ao dentista regularmente é muito importante. Esse estudo também trouxe outro dado animador: 72% das pessoas ouvidas declararam que buscam uma consulta ao menos 1 vez no ano.

As novas técnicas e tecnologias do mercado de odontologia

O mundo avança com o suporte da tecnologia e isso não é diferente no mercado odontológico. Cada vez mais surgem técnicas baseadas em recursos avançados que potencializam os resultados e aceleram os cuidados. Assim, por mais que sejam mais caros, os tratamentos têm retornos mais satisfatórios.

Tratamento ortodôntico acelerado

No que diz respeito à medicina ortodôntica, a busca sempre foi por reduzir o tempo em que o paciente usa o aparelho. Atualmente, já é possível obter isso pelos tratamentos acelerados. São equipamentos que estimulam a estrutura óssea do paciente, reduzindo o período de uso do aparelho de 50 a 75% em alguns casos.

Remoção de cáries a laser

A cárie é um problema que já atinge mais de 2 bilhões de pessoas no mundo e isso tem grande impacto também no Brasil. Por conta da recorrência desse problema, novas técnicas no tratamento são desenvolvidas constantemente. O avanço atualmente se dá para o início da remoção a laser, que são tratamentos indolores. Em um futuro não muito distante, isso pode chegar ao mercado brasileiro.

Lentes de contato

Entre todas as principais técnicas utilizadas atualmente, talvez nenhuma tenha se tornado mais popular do que as lentes de contato dentais. Sorrisos perfeitos do dia para noite têm chamado a atenção de muita gente. Influenciadores e personalidades aderiram à técnica, o que gerou um aumento significativo nas buscas pelo tratamento.

Essa é mais uma mostra de que a estética segue como um fator de motivação na busca pelo tratamento odontológico. Aos profissionais, se manter atento a essas novas técnicas e tecnologias representa manter-se em relevância.

Os novos modelos de negócio no setor

Como em todo segmento, o mercado de odontologia também apresenta novidades na forma como seus negócios se apresentam. A busca é para sempre oferecer ao paciente serviços completos, especialmente se puderem ser realizados no mesmo consultório. Isso tem tornado as clínicas cada vez mais multidisciplinares.

Se o estabelecimento oferece diferentes especialidades, ele é avaliado como completo. Muitas vezes, é necessário que o paciente passe por diferentes procedimentos, e isso gera a necessidade de deslocamentos e retornos. Reduzir essa movimentação pode ser um destaque para o seu consultório.

Clínicas multidisciplinares facilitam muito a vida de seus pacientes. Isso gera a sensação de que o tratamento é facilitado, uma vez que tudo é feito no mesmo lugar. O paciente busca isso, especialmente em épocas de cotidianos tão corridos.

Além dessa amplitude de oferta de serviços, há também a quantidade maior de aparatos tecnológicos de última geração. Além de darem um suporte valioso à atuação do dentista, também chama a atenção dos pacientes. A avaliação sobre o consultório tende a melhorar, gerando a fidelização tão buscada no setor.

Os fatores que devem ser observados nos próximos anos

O mercado de odontologia tende a trazer novidades nos próximos anos. É isso que fará com que ele se mantenha relevante, crescendo ainda mais e aumentando a competitividade. Para os dentistas, é importante se manter atento ao que está em crescimento e o que pode surgir em breve. Confira algumas dessas tendências:

Humanização no atendimento

Atualmente, simplesmente oferecer bons resultados no tratamento não basta. É fundamental humanizar o atendimento, desde a recepção até a relação entre dentista e paciente. Isso gera a sensação de acolhimento, fidelizando e envolvendo o cliente.

Ortodontia digital

Poder ter uma perspectiva sólida dos resultados do tratamento é algo que os pacientes valorizam muito. Por isso, a ortodontia digital tem crescido tanto. Ela possibilita a visualização de simulações de como será o tratamento, algo que facilita o planejamento do trabalho do dentista e também é um diferencial que conquista o paciente.

Posicionamento de marca

Empresas e profissionais precisam estar na web. O digital está totalmente inerente à sociedade e é pela internet que clientes buscam cada vez mais informações sobre serviços. Aos dentistas, é indispensável ter páginas em redes sociais, visto que ajuda no posicionamento do negócio, na atração do paciente e no atendimento.

Novas tecnologias e tratamentos

Assim como em qualquer área, a odontologia surge com novidades a todo momento. A tecnologia tem se apresentado cada vez mais nos tratamentos e a tendência é que isso siga acontecendo. A busca é para manter a atualização nos métodos, se renovando a todo momento.

Apesar de amplo e com muitos profissionais, o mercado de odontologia no Brasil ainda é muito relevante e lucrativo. Para ser um profissional competitivo, estar atento aos pontos deste conteúdo é fundamental!

Gostou deste post? Seus colegas de profissão também merecem lê-lo, compartilhe o conteúdo nas suas redes sociais!

Posts relacionados

Deixe uma resposta