Decoração para consultório odontológico: confira 7 dicas incríveis

6 minutos para ler

Durante o planejamento para inaugurar um consultório odontológico, o dentista passa por diversas dúvidas e, entre elas, uma das principais é a decoração do ambiente. Assim, como fazer um espaço que proporcione a sensação de higiene e profissionalismo, mas que tenha a sua personalidade estampada? O local de trabalho é onde o profissional passa a maior parte do tempo e, portanto, é importante preservá-lo de modo aconchegante e acolhedor.

Logo, o design para clínica odontológica precisa estar em alinhamento harmônico com o funcionamento do consultório. Isso porque transformar o ambiente em um espaço esteticamente otimista e agradável pode aumentar o conforto dos pacientes e a satisfação dos visitantes e colaboradores.

Essa tendência é progressiva e contemporânea, prometendo impactar, positivamente, a experiência e a entrega de resultados na odontologia. Se você quer saber como fazer uma boa decoração para consultório odontológico, não perca o nosso post. Boa leitura!

1. Use o termo recepção no lugar de sala de espera

É essencial levar em conta a função principal do ambiente da sua clínica. Assim, o local deve receber bem as pessoas, e não as fazer esperar pela sua vez de serem atendidas. Para preparar uma boa decoração do consultório, é preciso começar eliminando o termo “sala de espera” e passar a utilizar “recepção”.

O principal objetivo do espaço é proporcionar um espaço prazeroso e confortável aos pacientes, para que eles se sintam aconchegados ao aguardar a consulta. Logo, mude a concepção antes de começar a decorar.

2. Prefira cores frias

As cores na decoração da clínica odontológica são essenciais para a transmissão de uma boa impressão para o paciente. Assim, elas precisam harmonizar com a identidade visual e transmitir um local de tranquilidade, aconchego e confiança para as pessoas e seus acompanhantes.

Por isso, você precisa levar em consideração as tonalidades que podem despertar esse efeito nos pacientes. Nesse caso, a melhor opção é a cartela de cores claras, evitando tons quentes que causam agitação.

Isso não quer dizer que você não poderá usá-las, mas concentre-as em pequenos detalhes, como em artigos de decoração e paredes pontuais. O verde e o azul, por exemplo, são cores ideais para esses locais, mas você pode fugir do comum e misturar com tons de rosa, marrom e bege, na medida certa.

3. Coloque quadros

Antigamente, os donos de clínicas e consultórios odontológicos colocavam fornecedores de resina ou cartazes de creme dental como decoração do ambiente. Essa prática vem perdendo força com o tempo, pois os dentistas perceberam que isso não ajuda a transmitir a tranquilidade que a decoração precisa atingir.

Então, como decorar as paredes? Uma boa opção é utilizar quadros para trazer arte à recepção e ao consultório, sem perder a associação com o tema odontologia. Por isso, abuse de quadros e telas, combine com obras de arte e sorrisos e componha com temas de sua especialidade. Isso não quer dizer que você não pode usar cartazes que vendam os serviços. Entretanto, defina um local da sala e faça com moderação.

4. Aposte em uma boa iluminação

Outro fator essencial em um bom projeto de decoração de uma clínica odontológica é o cuidado com a iluminação do local. Ela deve estar de acordo com o conforto do paciente e as necessidades do profissional. Logo, na sala de atendimento a iluminação pode ser feita com luz fria e em abundância para fornecer a luz necessária para uma boa limpeza e atendimento do lugar.

Além disso, é necessário ter cuidado com a lâmpada escolhida. Preste atenção ao índice de reprodução das cores, porque isso afeta a percepção das cores dos materiais usados em restauração estética.

Já na recepção é preciso usar uma luz indireta, de preferência amarela, para provocar uma sensação de aconchego e tranquilidade. A luz branca deve ser utilizada somente para a mesa da secretária, podendo ser resolvida em pontos pendentes ou focais.

5. Invista em flores na decoração

Utilizar flores na decoração do consultório odontológico pode parecer clichê, mas é uma opção que funciona. Assim, você pode variar nos estilos dos vasos e dialogar com outros componentes decorativos, por exemplo. Além de deixar o local mais vivo e bonito, as plantas e flores contribuem para a qualidade do ar do ambiente.

No entanto, é preciso tomar cuidado com a espécie, que necessita ser apropriada a ambientes fechados e com pouca luz solar. Outros elementos também devem ser levados em conta na hora de escolher a planta.

Espécies que apresentam cheiro forte ou com excesso de pólen podem provocar alergias ou irritação nasal nos pacientes. Além disso, como muitos consultórios ficam fechados durante o fim de semana, é melhor escolher flores que não necessitam de muita água.

6. Invista em elementos confortáveis

A recepção é o primeiro contato da pessoa com os seus serviços e essa experiência deve ser a mais prazerosa possível. Por isso, os elementos que vão compor a decoração precisam ser equilibrados e dosados com o ambiente, além de funcionais. Decore de maneira aconchegante, com telas e quadros nas paredes, com móveis confortáveis e com alguns objetos para passar o tempo.

Para combinar com um sofá confortável, aproveite os pequenos espaços para proporcionar um porta-revistas para as pessoas, ou um local para café, por exemplo. Ademais, lembre-se de disponibilizar uma televisão para que a sensação de espera seja menor.

7. Use certificações e diplomas na decoração

Para transmitir credibilidade, adicionar alguns títulos recebidos, certificações e diplomas recebidos pelo profissional também é uma boa opção para a decoração. Esses papéis funcionam bem como elementos decorativos para a parede e podem informar aos pacientes que eles frequentam um local preparado e confiável para recebê-los.

Logo, cuide da moldura com uniformização ou com um certo diálogo. No entanto, é essencial evitar o excesso para que a exposição não se transforme em uma poluição visual para as pessoas.

Como vimos, a decoração para consultório odontológico é possível quando são usadas dicas simples como as que foram apresentadas. Por isso, aposte na boa iluminação, use flores na recepção e prefira as cores frias. Além disso, lembre-se de oferecer um ambiente seguro e que ofereça mobilidade aos pacientes.

Gostou deste conteúdo? Como você costuma decorar o seu consultório? Deixe um comentário em nosso post e conte para gente!

Posts relacionados

Deixe uma resposta