Conheça o sistema Excellerator da Propel para Ortodontia Acelerada

6 minutos para ler

Muitos pacientes evitam realizar o tratamento ortodôntico, pois acham que se trata de um procedimento muito demorado. No entanto, com o uso de novas tecnologias, é possível que o processo se torne acelerado, além de proporcionar diversos benefícios para o sorriso. A Propel Orthodontics é uma companhia do Vale do Silício (EUA) que se dedica à elaboração de inovações em ortodontia acelerada.

Os seus dispositivos podem reduzir o tempo de tratamento em até 75%, além de serem utilizados em colaboração com vários tipos de aparelhos ortodônticos. Essa tecnologia inovadora permite finalizar o procedimento de maneira eficiente. Além disso, a Propel trabalha com a própria biologia da pessoa, estimulando o osso ao redor do dente. Assim, o paciente termina o tratamento com resultados excepcionais e em menos tempo.

Neste post, vamos apresentar o sistema Excellerator da Propel para ortodontia acelerada. Confira!

Entendendo a ortodontia acelerada

A ortodontia acelerada é um conceito em que o profissional ortodontista emprega um conjunto de atitudes, técnicas, protocolos de atendimento de pacientes e de manutenção para que o tempo de tratamento diminua.

É um conceito bastante amplo, no qual apenas pela maneira como o aparelho é ativado — realizando o máximo de movimento ao mesmo tempo — ou fazer uma colagem indireta auxilia na diminuição do tempo de tratamento.

Apesar disso, a ortodontia acelerada e a tradicional são praticamente iguais. Elas utilizam o mesmo tratamento, método e tipo de aparelho, além de serem feitas com o mesmo profissional. A diferença é que quando uma técnica de aceleração do movimento dentário é incorporada, existe uma resposta de remodelação óssea mais rápida.

Assim, quando as escolhas tomadas durante o tratamento são acertadas, desde a época do planejamento, diagnóstico, escolha de materiais e métodos, elas apresentam um resultado mais previsível e rápido. Além disso, em muitos casos os dentes são protegidos de alguma sequela, como a reabsorção mandibular.

Indicação da ortodontia acelerada

A ortodontia acelerada é indicada para todas as pessoas que desejam ter um tratamento mais rápido, principalmente em decorrência da rotina corrida e atarefada. No caso das crianças, elas passam por um momento interceptivo, e, por isso, nessa fase não é interessante realizar o tratamento com essa técnica.

Já no caso de adolescentes, adultos e idosos o procedimento é indicado. Isso porque as pessoas querem, cada vez mais, tratamentos rápidos para que fiquem o mínimo de tempo possível com o aparelho na boca.

Vantagens da ortodontia acelerada para o paciente

Quando o paciente opta por realizar esse tipo de procedimento com um profissional adequado e treinado, as vantagens são muitas. A primeira e mais importante é a diminuição do tempo de tratamento. Outra vantagem inclui um desconforto menor das ativações do aparelho, no qual muitas vezes os pacientes se queixam.

Em casos mais complexos, nos quais é necessária a extração de algum dente ou uma cirurgia, é possível utilizar a tecnologia de aceleração, para que o leque de movimentos possíveis seja ampliado sem a necessidade de uma operação.

No sentido de melhorar a eficiência, a Propel — com a vibração de alta frequência ou com a micro-osteoperfuração — contribui bastante, pois são métodos que, comprovadamente, por meio de pesquisas e trabalhos científicos, criam uma resposta inflamatória melhor. Isso quer dizer que todo o processo inflamatório que é natural durante o tratamento ortodôntico é estimulado.

Assim, ao ativar o aparelho, o processo inflamatório asséptico é estimulado, promovendo a presença dos mediadores inflamatórios e, com isso, proporcionando o processo de reabsorção e formação óssea.

Cuidados que devem ser tomados pelo ortodontista

De modo geral, a ortodontia é uma especialidade muito complexa e que exige uma formação plena do profissional. Com isso, ele conseguirá ter o domínio da técnica e saberá executar um tratamento desde o momento do diagnóstico até a estabilização do resultado obtido. Assim, é fundamental que o ortodontista busque por uma formação de qualidade.

O profissional que está preparado para executar um tratamento ortodôntico com excelência, respeitando os princípios fisiológicos para que se minimize qualquer sequela, é um ortodontista que pode utilizar qualquer método de aceleração ortodôntica.

Conheça o sistema Excellerator da Propel

O sistema Excellerator da Propel é o único método aprovado pela ANVISA, FDA e patenteado especificamente para criar micro-osteoperfurações. Essa técnica provém de procedimentos mais antigos, como as corticotomias, que propõem realizar um trauma cirúrgico a nível ósseo para que o osso responda aumentando a inflamação e proporcionando um movimento mais rápido.

No entanto, essas corticotomias apresentavam uma característica de ser um procedimento invasivo e com uma recuperação mais demorada. O propósito da micro-osteoperfuração é criar um pequeno estímulo, algo tranquilo de se fazer pelo profissional. Logo, é um método que tem um resultado tão bom quanto a corticotomia, proporcionando uma aceleração entre 50% e 75%.

O sistema Excellerator da Propel é pouco invasivo e muito eficiente para a criação de uma aceleração biológica, além de aumentar o processo inflamatório, proporcionando uma resposta óssea mais rápida. O método apresenta uma característica de ponta para criar o microestímulo, diferentemente de outros parafusos que são utilizados para ancoragem.

Como adotar o sistema no consultório

O profissional que deseja adotar essa técnica não precisa ser um ortodontista para realizar o procedimento. Isso porque, muitas vezes, eles não querem fazer procedimentos cirúrgicos e optam por enviar um cirurgião ou um periodontista.

O primeiro passo para adotar o sistema no consultório é procurar a Nexto Dental, que é a representante da Propel no Brasil, para fazer um curso de treinamento nessa técnica. Nele, o profissional aprenderá todas as nuances e detalhes desse procedimento, para que possa executá-lo de maneira segura para o paciente.

Após a realização do curso, o equipamento é composto por um Handle, uma peça de mão esterilizável, que, para cada paciente, é necessário comprar uma ponta descartável para fazer os estímulos necessários durante o processo.

Caso a pessoa não seja um ortodontista, ela deve trabalhar em parceria com o profissional para entender quais são as necessidades de movimento para que se aplique e se tenha o efeito nas regiões necessárias.

Como vimos, a ortodontia acelerada é um método que diminui o tempo de tratamento, proporcionando mais conforto e bem-estar para o paciente. Por isso, se você deseja adotar esse sistema no seu consultório, não deixe de fazer um curso de treinamento dessa técnica com a Nexto Dental, que terá todo o suporte e profissionais capacitados para que você possa aprender todos os detalhes do procedimento.

Gostou deste post e tem alguma dúvida? Então, entre em contato conosco. Será um prazer atendê-lo!

Posts relacionados

Deixe uma resposta