Conheça as 6 principais tendências de odontologia para o futuro

6 minutos para ler

Nos últimos anos, a tecnologia trouxe uma série de avanços à medicina e à sociedade como um todo. Naturalmente, essa evolução também traz perspectivas de novas tendências de odontologia, sempre com procedimentos de apoio ao dentista e serviços mais avançados aos pacientes.

Essas mudanças têm diferentes propostas, como tornar os diagnósticos mais precisos e levar melhorias ao atendimento. O novo posicionamento do profissional de odontologia também está em pauta, questão que vai além da tecnologia na aplicação das técnicas.

Neste artigo, mostraremos tudo que você precisa se atentar para o futuro! Confira as 6 principais tendências para a área da odontologia a seguir!

1. Impressão 3D

A impressão 3D tem sido usada em diversos segmentos e também aparece como uma das principais tendências de odontologia para os próximos anos. O mais interessante é que há uma série de possibilidades de aplicação desse recurso, sendo os fins estéticos alguns dos principais.

As lentes de contato são um bom exemplo. Elas podem ser impressas de forma precisa e com as medidas ideias para o paciente, usando a porcelana como o material base. Elas são feitas a partir de um molde tirado do paciente, que também pode ser usado para transmitir informações digitais para outros procedimentos, tais como:

  • alinhadores invisíveis;
  • guias cirúrgicos confeccionados em resina;
  • placas de mordida;
  • provisórios.

Seja com foco estético ou no uso em procedimentos funcionais de apoio ao dentista, a impressão 3D tem tudo para ser mais acessível nos próximos anos. É fundamental se manter atento a essa possibilidade para começar a usar o recurso assim que ele estiver mais popularizado no mercado.

2. Novos modelos de anestesias

Com o avanço das técnicas e dos recursos disponíveis aos dentistas, os procedimentos se mostram cada vez menos incômodos ou dolorosos. No entanto, há ainda algo que gere desconforto nos pacientes: a anestesia. Diante disso, a medicina odontológica tem buscado alternativas que reduzam as dores desse procedimento.

A agulha de anestesia odontológica começará a ser substituída pouco a pouco por um novo procedimento menos invasivo e, principalmente, que não causa dores. O novo procedimento é computadorizado e tem maior precisão, o que também gera vantagens ao dentista: apenas a quantidade exata do medicamento é aplicada!

O paciente não sente mais a dor da agulha, já que esse procedimento praticamente não perfura a gengiva e aplica o medicamento no local exato. Esse é um ganho que tornará as pessoas menos desconfortáveis com a ideia de passar por procedimentos odontológicos.

3. Prontuário digital

As tendências de odontologia também se estendem a pequenas melhorias para facilitar o cotidiano dos profissionais médicos. O prontuário digital é uma das principais e que gera impacto direto no atendimento, facilitando o acesso às informações. Ele possibilita um atendimento mais rápido e muito mais preciso.

Com apenas um clique, o profissional consegue acessar todos os dados do paciente, verificando todas as informações do tratamento, os resultados dos últimos exames e muito mais. Essa ferramenta de apoio é parte de um software de gestão de consultas e de atendimento, o tipo de investimento que vale muito a pena.

Todos os dados podem ser atualizados sem dificuldades, o que gera um impacto positivo no atendimento. É o fim da pilha de fichas e arquivos no consultório!

4. Novas especializações e certificações

Todos os avanços e novas técnicas do segmento odontológico precisam ser considerados pelos profissionais. Entre as tendências, buscar novas especializações e certificações é fundamental para se manter relevante em um mercado tão competitivo. Isso aumenta a credibilidade e chama a atenção do paciente!

Em meio a essa busca por desenvolvimento, também é importante se manter atento ao que é oferecido. Nem todo curso será realmente útil e, como demandam investimento, é preciso usar os recursos financeiros com precisão. O profissional deve estar atento ao que o mercado mais tem exigido e, então, se especializar.

Essa análise prévia é o que separa boas decisões de movimentos precipitados. Escolha o caminho certo para realizar uma certificação que tenha impacto no mercado, sem se deixar levar por indicações passageiras de supostos influenciadores do mercado.

5. Laudos à distância

Muitas das tendências de odontologia têm origem a partir da transição para a era digital, e os laudos à distância são resultantes desse movimento. Antigamente, era muito comum ter profissionais de radiologia atuando nas clínicas odontológicas, o que gerava um custo a mais aos dentistas.

O fim dessa necessidade se deu por um motivo simples: agora, os exames realizados nos consultórios podem ser enviados às empresas especializadas por e-mail. Elas avaliam as imagens e retornam aos dentistas com um laudo pronto, contendo todas as informações relevantes quanto ao diagnóstico do paciente.

Essa solução simples e prática tornou o procedimento mais rápido, barato menos burocrático. Essa vantagem também gera impacto na qualidade do serviço e no preço final da consulta ao paciente.

6. Planejamento Digital do Sorriso

O Digital Smile Design, ou Planejamento Digital do Sorriso, é um método de avaliação e perspectiva médica que permite projetar o resultado das intervenções odontológicas. Em um ambiente digital, os profissionais podem simular como ficará o alinhamento do sorriso do paciente, fazendo uma visualização prévia.

Nessa ferramenta, é possível simular as mudanças planejadas e realizar um plano de ação alinhado aos próximos passos do tratamento. Esse método se faz importante de duas formas: ele dá a segurança do planejamento ao profissional ao mesmo tempo em que ajuda o paciente e ter uma ideia de como ficará o resultado.

Esse método é recomendado quando as intervenções a serem feitas são muitas e de grande porte. É uma excelente maneira de projetar o resultado e de ilustrar o projeto do que será oferecido para aquele paciente.

As novas tendências de odontologia têm tudo para gerar impacto muito positivo no setor pelos próximos anos. Aos profissionais, cabe a missão de estudar, se manter atento às notícias e sempre disposto a implementar novas técnicas e continuar sua especialização. Isso garante credibilidade, destaque e competitividade no mercado!

Gostou deste conteúdo? Você pode ter acesso a outros posts informativos como este nos seguindo em nossos perfis nas redes sociais! Estamos no Twitter, Facebook, Instagram e YouTube.

Posts relacionados

Deixe uma resposta