Como aumentar a aceitação dos tratamentos odontológicos pelo paciente?

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Nem sempre os tratamentos odontológicos são bem aceitos pelos pacientes, especialmente aqueles mais complexos. O medo e a insegurança são alguns dos sentimentos que o dentista pode perceber ao propor ou informar os próximos passos do tratamento.

Mais do que simplesmente ter a capacidade técnica de realizar os procedimentos, o dentista precisa ter empatia para conquistar a confiança do paciente. Melhorar a aceitação é uma busca para qualquer profissional da área.

Neste post ajudaremos você a transmitir segurança ao paciente e realizar os tratamentos com a devida aceitação. Acompanhe!

Por que é importante conquistar a confiança do paciente?

Bons profissionais da área odontológica sabem que a proximidade com o paciente é algo fundamental. Mesmo o dentista mais qualificado não terá sucesso na carreira se não se mostrar realmente preocupado com o paciente, indo além da questão comercial.

A insegurança antes de realizar um procedimento ou um tratamento odontológico faz parte do dia a dia da profissão. Um paciente precisa entender melhor o que será feito para estar mais à vontade. Ao dentista, cabe saber como conquistar essa confiança para conseguir oferecer um tratamento de qualidade.

Vencer a etapa da desconfiança requer esforços. Veja como conseguir isso para dar continuidade ao tratamento da melhor forma possível.

A convicção de ideias transmite tranquilidade

Como profissional, o dentista sabe por quais motivos um tratamento precisa ir para determinadas direções e, consequentemente, exigir determinados procedimentos. Ainda que eles causem medo no paciente, se precisam ser feitos, reforçar essa ideia é fundamental. O profissional precisa demonstrar firmeza e confiança na sua decisão.

Se o dentista está convicto de como o tratamento será feito, naturalmente essa certeza será transmitida ao paciente. Ainda que ele questione os métodos — muitas vezes movido pelo medo ou por conta dos valores —, é preciso reforçar os caminhos a serem seguidos. O paciente estará mais propenso a entender a importância dessa decisão.

A explicação técnica ajuda na compreensão

Para reforçar essa confiança, além de mostrar convicção, é recomendado que o dentista explique exatamente o que motiva o tratamento. O seu paciente quer saber por que ele precisa daqueles processos, ainda que não entenda inteiramente a questão mais técnica da odontologia.

No seu papel de bom profissional, não hesite: explique com clareza o que está motivando a sua decisão pelo tratamento e faça isso de forma técnica. Para facilitar a compreensão, use termos simplificados, aponte as intervenções com a ajuda de exames de imagem e explique detalhadamente como os procedimentos são feitos.

Como ter mais aceitação nos tratamentos odontológicos?

A aceitação é uma grande questão nos tratamentos odontológicos, então o profissional precisa ser convincente, transparente e muito claro. Cumprir com esses requisitos é importante para contornar qualquer tipo de resistência.

Medo, questões financeiras e falta de confiança no tipo de tratamento são alguns pontos com que o dentista vai ter que lidar. Cumprir as etapas desse processo de convencimento é fundamental, e para isso o profissional deve ser preciso. Saiba como a seguir!

Fale sobre os valores e o tempo de tratamento

O tempo de tratamento e o preço são sempre questões importantes para os pacientes. As pessoas geralmente têm muitas atividades a fazer e elas querem ter certeza de que os retornos ao consultório serão realmente necessários. Por isso, explique as etapas do tratamento e o que será feito em cada consulta.

Valores também são decisivos. Seja claro desde o início ao falar de valores, pois o paciente precisa saber se o tratamento cabe dentro do seu orçamento. Isso evita problemas como o abandono do tratamento sem concluí-lo e a inadimplência.

Mostre quais resultados podem ser obtidos

Tenha certeza de que o paciente vai aceitar mais facilmente o tratamento quando ele souber os resultados gerados pelos procedimentos! Por mais que demande tempo, esforços, investimento e superação da insegurança, um bom resultado compensa.

Seu papel profissional é garantir um bom tratamento, então mostre ao paciente por que todo o esforço valerá a pena. Aborde com clareza os benefícios em relação ao seu bem-estar e, em casos estéticos, mostre alguns resultados de outros tratamentos.

Deixe claro o problema e como ele é prejudicial à saúde

Os tratamentos odontológicos têm uma finalidade, então é importante que o paciente entenda detalhadamente qual é. O dentista deve ser direto, preciso e bastante didático ao expor a causa do problema.

Questões estéticas são mais fáceis de entender, mas as ortodônticas mais profundas nem mesmo são percebidas pelos pacientes. Fale sobre as consequências e como a evolução daquele quadro pode ser ruim para a saúde da pessoa.

Recorra à tecnologia nos processos

O uso de recursos modernos de tecnologia é uma boa forma de convencer os pacientes a realizar um tratamento odontológico. Eles passam a se interessar mais e se sentir mais confiantes, uma vez que recursos atuais significam melhores resultados e, em alguns casos, processos menos invasivos.

No seu papel de profissional, explique com calma o que será usado e como essas tecnologias são benéficas. Isso pode ser uma boa base para justificar o custo geral do tratamento e, se ajudar a agilizar o procedimento, também será um ótimo fator de convencimento.

Como lidar com pacientes que têm medo de dentista?

É preciso saber lidar com o medo dos tratamentos odontológicos. Nesse papel, o dentista precisa ser compreensivo e paciente, já que seu trabalho depende disso. Um profissional qualificado também é aquele que se faz próximo de quem atende, e isso é muito valorizado.

Mostre empatia e compreensão

O dentista deve mostrar ao paciente que entende o medo sentido e que aquilo não é um problema. Essa aproximação gera um relacionamento de confiança maior e que pode ser o início do convencimento. Esteja ao lado do paciente e mostre dedicação para que ele entenda a necessidade do tratamento, fazendo isso de forma empática.

Tenha paciência no processo

Ter paciência no atendimento é a chave para o sucesso na missão de conseguir a aceitação de um paciente. Ele terá muitas dúvidas, inseguranças, desconfianças em relação ao preço e também medo. Você é a pessoa qualificada para desconstruir esses sentimentos e ideias, mas para isso, precisará ser paciente durante esse período!

Os tratamentos odontológicos podem ser muito mais bem aceitos se você souber como conduzir o paciente durante o processo. Seja técnico na explicação, aponte o problema, mostre os resultados e preze pela empatia. Transparência e paciência são também fatores decisivos!

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