Atendimento humanizado: entenda a sua importância na área da saúde

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O atendimento humanizado na área da saúde ainda tem uma prática modesta e pouco difundida. Isso porque a tecnologia avançou e distanciou as pessoas em meio a tanta virtualidade e processos informatizados.

A procura por um atendimento de saúde, normalmente, tem origem na necessidade e na dor, o que quer dizer que o paciente pode não estar muito confortável e precisa ser acolhido de forma empática e cuidadosa.

Neste post vamos, além de conceituar o atendimento humanizado, entender a importância dele para a área da saúde e dar dicas de como aplicá-lo em um consultório odontológico. Assim, será possível atrair cada vez mais clientes e gerar benefícios para o paciente e para o negócio! Acompanhe.

O que é o atendimento humanizado?

Atender bem ao cliente é um desafio diário de empresas que atuam em qualquer segmento. O cliente funciona com um termômetro e o volume de procura determina o sucesso de um negócio e a sua permanência no mercado.

O atendimento humanizado é, basicamente, se colocar no lugar do outro e compreender suas urgências, encontrando meios de solucionar um problema com proximidade suficiente para conquistar a confiança e prestar um bom serviço.

Quem agenda horário em um consultório odontológico deseja eliminar algum incômodo — dor de dente, dificuldades para mastigar pós-ajustes de um aparelho ortodôntico, estética, trauma, limpeza etc. — que pode ser preventivo ou corretivo, por isso, deve haver uma personalização detalhada.

Por que esse tipo de atendimento é tão importante?

Quem não gosta de ser tratado com atenção e prioridade? Tratar o outro como gostaria de ser tratado é o princípio da qualidade da prestação de serviços. Dar ênfase à humanização só vai gerar benefícios para o consultório e visibilidade positiva. Veja alguns resultados!

Valorização do profissional e do paciente

Quanto melhor e mais próximo for o atendimento, mais o paciente se sentirá seguro e bem cuidado. Isso facilita o tratamento e permite ao profissional aplicar todos os conhecimentos adquiridos ao longo da carreira, valorizando as suas competências e habilidades.

Melhores resultados nos tratamentos

Os tratamentos odontológicos costumam ser longos e requerer algumas sessões para a finalização. O atendimento humanizado gera uma intimidade maior entre o profissional e o paciente, com isso, a resposta ao tratamento apresenta melhores resultados.

Ganho de confiança do paciente

Nada melhor que se sentir em boas mãos quando o assunto é saúde. Para muitos pacientes de odontologia, ter dentes fortes e um sorriso bonito é fundamental para a autoestima. Ganhar a confiança do cliente com o atendimento humanizado é uma estratégia que o mantém fidelizado e multiplicador da referência.

Sentimento de empatia

Como já dissemos, colocar-se no lugar do paciente e desenhar mentalmente o que causa o transtorno que o levou a procurar por ajuda elimina as etapas de preenchimento dos longos cadastros e as barreiras do distanciamento frio e calculado.

Você não precisa ser o melhor amigo do seu paciente, aliás esse não deve ser um código de conduta. Contudo, é preciso dar a ele a sensação de bem-estar mesmo em um momento de fragilidade. Isso vai amenizar as expectativas negativas e permitir que o seu trabalho seja executado da melhor maneira.

Lembre-se de que há pacientes odontológicos que precisam ser sedados para realizar qualquer procedimento. São pessoas que já chegam ao consultório com o estado emocional abalado, têm medo e carecem de uma atenção especial antes de iniciar a sessão.

Como aplicar o atendimento humanizado no consultório de odontologia?

Embora a humanização esteja incutida na personalidade humana, é possível desenvolver algumas habilidades que favoreçam esse comportamento com estratégias de negócios focadas no atendimento. Confira!

Capacitar a equipe de trabalho

Desenvolva na equipe a consciência de que o atendimento humanizado é o melhor caminho para manter o negócio ativo. Certamente a concorrência, atenta ao movimento do mercado nessa direção, já está fazendo o mesmo. Seu consultório precisa acompanhar a tendência para não perder eficiência e espaço.

Reúna a equipe e discuta sobre o conceito desse tipo de atendimento e como ele pode ser aplicado. Além disso, simule situações cotidianas que mostrem como abordar melhor o paciente para que ele se sinta acolhido e valorizado.

Utilizar a tecnologia

Você pode fazer da tecnologia uma aliada e implementar algumas ferramentas, como o agendamento online. Ao compartilhar as informações cadastrais em um mesmo ambiente que o andamento dos procedimentos, todo o consultório ganhará em termos de agilidade e eliminação de riscos, pois não haverá perigo de perder algum dado em meio a pastas e papéis.

Ter uma boa comunicação

Mantenha um bom diálogo com o paciente, pois é importante que ele saiba exatamente quais são e como serão os procedimentos executados. Talvez seja necessário simplificar termos técnicos para uma melhor compreensão, mas qualquer paciente tem o direito de conhecer de perto o atendimento que será recebido.

O cliente percebe quando um profissional se importa de verdade com suas necessidades. Para o ser humano, a fragilidade na saúde representa um momento de fraqueza que deve ser fortalecido pela postura tranquilizadora do profissional em questão.

Por isso, saiba ouvir e tenha paciência suficiente para deixar que o paciente relate sua condição. Nada pior que procurar atendimento de saúde e não poder dizer o que causou a procura. Até porque a intenção de um paciente é resolver o problema e não precisar voltar ao consultório tão cedo.

Quais são os benefícios do atendimento humanizado?

Antes de qualquer coisa, lembre-se do juramento na conclusão da graduação em Odontologia. A promessa de fidelidade à ética, valorização da vida humana e honra à ciência são conceitos que devem ser aplicados diariamente ao longo da carreira.

Por isso, introduzir o atendimento humanizado na essência do consultório criará um ambiente agradável para o cliente, mesmo quando ele se sentir desconfortável. Isso só acarretará benefícios para o seu consultório, veja por que:

  • o paciente sempre se lembrará de você e do seu consultório;
  • o cliente fará propaganda gratuita;
  • o trabalho da equipe será favorecido;
  • os valores éticos ganharão força;
  • a comunicação interna melhorará;
  • a fidelização aumentará;
  • seu consultório será referência de competência e humanização.

Ao final, é imprescindível compreender o quanto a área da saúde precisa evoluir em relação ao atendimento e que a humanização é um dos melhores caminhos para criar vínculos duradouros e bons resultados.

Fazer do atendimento humanizado no consultório um diferencial, além de causar todos os benefícios que já citamos, contribui para que a marca se torne consolidada, bem como para que a gestão seja efetiva e que o consultório seja uma referência, permitindo um crescimento progressivo e equilibrado.

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