Anestesia computadorizada: conheça essa tendência na odontologia

6 minutos para ler

Procedimentos odontológicos podem gerar incômodo e dores nos pacientes, deixando-os tensos e inseguros. A anestesia computadorizada é uma tendência que promete solucionar esse problema e, por isso, precisa ser estudada pelos profissionais da área.

Afinal, estatísticas apontam que mais de 11% dos brasileiros nunca visitaram um dentista. Mesmo com muitos profissionais em atividade, o medo prejudica o acesso a tratamentos de qualidade e afeta a saúde bucal da população.

Continue a leitura e conheça o método que pode mudar esse cenário, tornando o consultório um ambiente acolhedor e seguro!

A anestesia no tratamento odontológico: entenda os desafios

Muitos pacientes sentem-se inseguros só de imaginar a ida ao consultório de um dentista e um dos fatores que contribuem para essa situação é a aplicação da anestesia.

Apesar de ter a finalidade de eliminar a dor durante os procedimentos, o desconforto sentido no momento da aplicação é um desafio para os profissionais da área. Afinal, como executar o procedimento de maneira mais precisa e confortável?

Além da escolha do medicamento adequado, a postura do dentista e a técnica utilizada podem fazer toda a diferença no resultado. Transmitir tranquilidade ao paciente e investir em modelos precisos e menos dolorosos é uma decisão que favorece todo o tratamento e contribui para a superação da crença de que a dor é inevitável.

Conheça a anestesia computadorizada

A anestesia computadorizada é um método que veio para proporcionar ao dentista mais segurança e precisão na aplicação do medicamento anestésico.

Trata-se de um procedimento muito mais seguro e capaz de reduzir significativamente o incômodo que o cliente sente. Isso ocorre porque o dentista tem total controle do processo, o que reduz as chances de erros.

Em síntese, a aplicação é feita de forma automatizada. A quantidade de anestesia aplicada, bem como a velocidade da injeção é comandada por um computador. Assim, o dentista só precisa posicionar o aparelho no local correto.

Saiba como funciona o procedimento de anestesia computadorizada

Caso você ainda não conheça o procedimento de anestesia computadorizada, é interessante entender como ele funciona, pois isso o ajudará a definir se esse é ou não um bom investimento para o seu consultório.

Na prática, o aparelho eletrônico injetará a anestesia por meio de um equipamento que se parece com uma caneta, que será manipulado e posicionado pelo próprio dentista.

Perceba que, enquanto no método tradicional, é preciso muita concentração para que a velocidade da introdução da agulha na gengiva seja adequada e o fluxo de liberação do remédio seja suficiente para fazer efeito, na anestesia computadorizada isso é controlado pelo equipamento.

Nesse caso, o líquido anestésico é injetado na quantidade ideal e o procedimento é mais lento e preciso, o que reduz as dores e incômodos que o paciente costuma sentir com a anestesia manual.

Outro aspecto que merece ser enfatizado é que, antes mesmo de perfurar a pele, o equipamento libera um pouco do anestésico com o objetivo de reduzir o impacto e a dor da injeção e garantir que a anestesia chegue a regiões mais profundas.

Confira as vantagens de se contar com esse equipamento em seu consultório

Afinal, quais as vantagens de adquirir esse equipamento para o seu consultório? Logo de início, é preciso lembrar que o investimento em tecnologia é um diferencial de mercado e que, portanto, pode ajudá-lo a conquistar mais pacientes.

Mas isso não é tudo! Confira, a seguir, mais alguns importantes benefícios da anestesia computadorizada!

Redução do desconforto nos pacientes

Sem dúvidas, um dos maiores benefícios desse procedimento automatizado é a redução do desconforto e das dores em seus clientes.

Todo dentista sabe como é difícil conquistar a confiança de seus pacientes e como a dor pode afastá-lo das visitas periódicas e até dos tratamentos necessários. Por isso, contar com um equipamento que reduz esses bloqueios é muito importante.

Facilidade de manuseio

O manuseio do equipamento é muito simples e o profissional não precisa se sentir inseguro ao realizar o procedimento. Tudo é muito preciso e intuitivo, facilitando seu dia a dia e ampliando a eficácia e produtividade de seu consultório.

Aumento da satisfação de seus pacientes

O emprego de tecnologia no consultório odontológico aumenta a satisfação dos pacientes. Como você sabe, clientes satisfeitos são a melhor ferramenta de marketing, pois indicam o seu serviço e reforçam sua imagem no mercado.

Possibilidade de personalização de aplicação a cada paciente

É interessante mencionar que a anestesia computadorizada permite que o dentista avalie as condições físicas de cada paciente e defina com precisão a quantidade de líquido anestésico utilizado.

Além disso, durante a aplicação, que é mais lenta e gradual, é possível observar a reação da pessoa, evitando problemas associados aos sistemas neurológico e cardiovascular.

Aprenda a implementar esse recurso em seu consultório

Depois de todas as informações apresentadas, não é difícil concluir que o uso da anestesia computadorizada pode se transformar em um diferencial competitivo para seu consultório.

Mas ainda resta uma dúvida: como introduzir esse equipamento às suas rotinas? Em primeiro lugar, é necessário estudar e pesquisar bastante sobre os fornecedores dessa tecnologia no mercado.

Além desse aspecto, outros detalhes precisam ser analisados antes de se fazer o investimento, como:

  • suporte oferecido;

  • custo de aquisição;

  • custo de manutenção;

  • vida útil;

  • facilidade de manuseio;

  • opinião de outros usuários;

  • resultados comprovados;

  • selo de qualidade e segurança.

Com cuidado e atenção, é possível fazer um investimento com um ótimo retorno para o consultório. Um bom equipamento fará toda a diferença na experiência proporcionada aos seus pacientes e, com certeza, minimizará a dor durante o processo de anestesia.

O que achou da anestesia computadorizada? Essa é uma tendência que já faz parte do cotidiano de muitos dentistas brasileiros. Afinal, uma das premissas para se destacar nesse mercado é oferecer aos pacientes sempre o melhor e menos doloroso tratamento. Por isso, depois de tudo o que você leu, não perca mais tempo e invista nesse recurso.

Gostou deste artigo? Se você deseja receber mais posts como este e ficar por dentro de tudo o que é importante para a sua profissão, não deixe de assinar a nossa newsletter. É rápido, gratuito e muito útil em seu dia a dia!

Posts relacionados

Deixe uma resposta